sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Daiane dos Santos: Culpada!


   A ginasta Daiane dos Santos foi considerada culpada da acusação de doping por Furosemida. Na manhã desta sexta-feira a Federação Internacional de Ginástica divulgou em seu site que a atleta ficará cinco meses afastada das competições.


   Com a decisão, a brasileira de 26 anos ainda pode ter esperanças de ir aos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, pois a punição foi menor do que seis meses, o que tiraria as chances da atleta de disputar a competição.

O que diz o artigo 10.4


  A eliminação ou redução de um período de suspensão pode ocorrer caso o ginasta prove que a substância encontrada não era para ganhos esportivos ou para mascarar o uso de outras substâncias. Caso obtenha sucesso, a punição pode ser apenas uma advertência. Tal recurso só é possível quando o atleta é flagrado pela primeira vez.

A Furosemida

 A substância furosemida é um diurético proibido pela Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês), pois a mesma pode ser utilizada para mascarar o consumo de outras substâncias dopantes. Além disso, também pode ser empregada para a redução de peso, em decorrência da perda de água no organismo.

Nenhum comentário: