quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Excesso de sal ou açúcar faz mal à saúde!



SAL

Comer mais sal do que o necessário faz o corpo inchar, já que o alimento é responsável por reter líquidos. "O excesso de sódio também pode aumentar a pressão arterial e elevar o risco de doenças nos rins e cardiovasculares, como AVC e infarto", afirma a nutricionista Ludmilla Moreira Eler, do Hospital Sírio-Libanês.

Trocas inteligentes

Para pegar leve no consumo de sal sem ter que comer pratos sem gosto, utilize outros temperos, como alecrim, cebolinha, coentro, hortelã, louro, manjericão, salsa, limão, cebola, vinagre azeite e alho. Além de deixarem a comida saborosa, eles contribuem para a saúde. Outra dica valiosa é não deixar o saleiro na mesa enquanto faz as refeições. Você pode comer mais sal do que deveria!

Nos supermercados há muitos alimentos ricos em sódio. E, às vezes, nós, consumidores, compramos o produto sem atentar para esse detalhe. Segundo Ludmilla, alguns dos principais vilões são: temperos prontos, produtos em conserva, enlatados, embutidos, caldos concentrados, salgadinhos, sopas e macarrões instantâneos.

Na medida certa
Se você não quer colocar sua saúde em risco, o certo é ingerir 6 g de sal por dia - o equivalente a 6 colheres (café). Mas não pense que colocar menos sal na comida já é suficiente. Veja no rótulo dos alimentos qual a taxa de sódio. Se for alto, troque por um com teor menor.




AÇÚCAR

Esta todo mundo sabe: quem abusa da quantidade de açúcar pode engordar - e muito! Ele tem influência sobre o depósito de gordura e pode provocar hipertensão arterial.

Trocas inteligentes
Uma boa opção é utilizar açúcar mascavo, mais saudável que o açúcar branco por não ser refinado. Ele mantém nutrientes como vitaminas A, D, E, B e C, e os minerais potássio, magnésio e fósforo. Mesmo tendo menos calorias que o branco, também não pode ser consumido em excesso. Outra alternativa é escolher adoçante com aspartame ou sacarina, por exemplo, principalmente os diabéticos acima do peso.

Doces, balas, biscoitos, bolos, refrigerantes e bebidas açucaradas são os principais vilões. Caso não consiga resistir, procure comê-los somente uma vez na semana.

Na medida certa
"A quantidade diária ideal de açúcar (refinado ou mascavo) não deve ultrapassar 10% do valor calórico total do dia", diz Ludmilla Moreira Eller. Por exemplo, quem consome 2.000 calorias diárias, deve ingerir até 200 calorias de açúcar, o equivalente a 50 g ou quatro colheres (sopa). Assim como acontece com o sal, há alimentos prontos cheios dessa substância. Por isso, ao fazer a contagem, considere o açúcar dos produtos industrializados.

Nenhum comentário: