quarta-feira, 14 de abril de 2010

A Bebida: CAFÉ - Parte 1



    Como sou APAIXONADA por CAFÉ, hoje resolvi escrever uma série de posts sobre ele e hoje vou começar falando do especialista em café!   
    A cada dia o mundo do café tem me deixado fascinada e vocês sabiam que existe especialista em café? Isso mesmo, é o BARISTA que em italiano refere-se a qualquer atendente em um bar.No resto do mundo a designação de barista passou a ser usada para os profissionais que atingiram um nível superior de conhecimento no preparo de bebidas. É o equivalente ao sommelier do vinho, para o mundo do café; um profissional altamente habilidoso, capaz de identificar os mais diversos matizes e variações na degustação da bebida final, preparar a bebida corretamente nas mais variadas formas de preparo, além de ser capaz de desenvolver cartas de drinks próprios.
    BARISTA é o profissional especializado em cafés de alta qualidade (cafés especiais), cujo principal objetivo é alcançar a "xícara perfeita". Também trabalha criando novos drinks baseados em café, utilizando-se de licores, cremes, bebidas alcoólicas, entre outros.
    Deve ser profundo conhecedor de todas as fases da vida do café, desde o cultivo da planta, etapas de processamento e beneficiamento do Grão, processos de torra e moagem, além, é claro, dos detalhes processos de extração da bebida, seja em máquinas de espresso ou em outros métodos de preparo.
Barista é uma velha profissão italiana. Se uma relação pudesse ser feita, ele seria o “garçom da cafeteria”. É a pessoa que prepara o café e, como tal, uma pessoa realmente importante na cadeia, completando o ciclo da semente à xícara. Do que adianta cultivarmos o melhor café e torrarmos com perfeição se não garantirmos que ele foi preparado com perfeição? O barista qualificado é um artesão e um artista que pode extrair todo o potencial do café.Na Itália é normal tomar entre 3 e 6 espressos por dia. Como barista, você está em contato direto com as pessoas que você atende. Você consegue ver suas faces, expressões e perceber a avaliação deles quando serviu-lhes o café perfeito. Isso é gratificante.
    O processo de formação de um BARISTA aqui no Brasil dura cerca de cinco dias, numa carga horária total de 15 horas.
    Em São Paulo, desde 2007 se comemora o Dia do Barista no mesmo dia em que se comemora o Dia Nacional do Café, em 24 de Maio

BARISTA
 

OPINIÃO DE BARISTA


 
COPA BARISTA
 

Nenhum comentário: